CINEMATECA POPULAR BRASILEIRA

Filmografias & Cronologias

VENEZA AMERICANA, 1924, Recife, PE.

SOBRE O FILME

 

 

SINOPSE: O desenvolvimento que alcançou a cidade do Recife no segundo aniversário da administração de Sergio Lorêto, governador do Estado. Aspectos do porto de Recife que esteve até abril de 1922 sob a responsabilidade da Societé de Construction du Port de Pernambuco, passando então à dependência direta do Estado. Detalhes dos armazéns, alguns ainda em construção, e do cais, capacitado para receber navios como o Ayuruoca, do Lloyd Brasileiro, e o transatlântico Gelria, do Lloyd real Hollandez. A convite do sr. Julio von Sohsten, agente da empresa holandesa, o governador e comitiva, da qual faz parte o administrador das Docas, cel. Francisco Thaumaturgo Faria, visitam o navio, sendo recebidos pelo seu comandante, sr. Kolkman. O trabalho nas pedreiras de Comportas, de onde são extraídas as pedras para os trabalhos do porto e transportadas através de ferrovia com extensão de 21km até Recife. Os guindastes Bardeur e Titan em atividade. O quebra-mar, o entrocamento de proteção dos istmos de Olinda e a ponte giratória. Em 20 de outubro de 1924, no segundo aniversário do governo, são inaugurados os armazéns 9 e 10. Discursam o governador e o dr. Mario Castilhos do Espirito Santo, engenheiro-civil, diretor das obras complementares do Porto. O armazenamento de mercadorias trazidas pelos navios da Companhia Nacional de Navegação Costeira, como o Itapuca, e do Lloyd Brasileiro, como o Alegrete. Os auxiliares na administração das Docas, José Alves Villela e Astor Nina de Carvalho. O movimento de carroças e automóveis no porto. Também no dia 20 de outubro é inaugurada a estrada para autos na avenida Beira Mar, ainda em construção, a avenida Ligação e o serviço de bondes até a Ilha do Pina. O governador e comitiva, ao lado do dr. Arthur Smith, superintendente da Pernambuco Tramways, e do dr. Carlos Machado, diretor da Tramways e da Great Western tomam um dos novos bondes para a linha de Boa Viagem na avenida Alfredo Lisbôa. A ponte metálica que liga o continente à Ilha do Pina, onde as autoridades e convidados seguem em automóveis até Boa Viagem, onde é servido um “lunch” a todos os presentes. O organizador do serviço de transportes e da festa, dr. Liberato Gomide, secretaria a Administração das Obras do Porto. Aspectos da Avenida de Ligação, Entrocamento e Beira-Mar e da praia de Boa Viagem. Enquanto não fica pronta a linha até Boa Viagem, os bondes fazem serviço nas linhas urbanas. O quartel da polícia em construção no Derby. O cel. João Nunes comandante das forças estaduais. O Corpo de Bombeiros em exercício, com carro, carroça e escada retrátil. Pernambuco e sua Exposição em 1924: recinto enfeitado no Derby, parque de diversões com os brinquedos roda-gigante (Big Eli Wheel), carrossel, túnel do amor, etc. Espécimes de gado bovino de propriedade do cel. Alberto Lundgreen e uma égua do sr. João Chagas. O desfile dos animais premiados é assistido pelo governador e pelo arcebispo d. Miguel Valverde. Sorteio dos prêmios da Exposição, em 15 de novembro, pagos pelo tesoureiro, cel. Alfredo Ozório. No dia 15 de janeiro de 1925, chega à cidade a bordo do Andes o vice-presidente da República, dr. Estacio Coimbra, e o conde Ernesto Pereira Carneiro.

FICHA TÉCNICA: cpr: Pernambuco Film; pdr: Cambieri, J.; Falangola, Ugo; p&b, 35mm, gen: documentário.

ELENCO: Loreto, Sérgio Sohsten, Júlio von Faria, Francisco Thaumaturgo Kolkman Santo, Mário Castilhos do Espirito Villela, José Alves Carvalho, Astor Nina de Machado, Carlos Gomide, Liberato Nunes, João Lundgreen, Alberto Chagas, João Valverde, Miguel de Lima Osório, Alfredo Carneiro, Ernesto Pereira.

FONTE: CINEMATECA BRASILEIRA – http://bases.cinemateca.gov.br/cgi-bin/wxis.exe/iah/?IsisScript=iah/iah.xis&base=FILMOGRAFIA&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=ID=002705&format=detailed.pft

SITUAÇÃO DO FILME: EM DOMÍNIO PÚBLICO

O  filme Veneza Americana, também conhecido por Os Encantos da Veneza Americana entrou em domínio publico em 01/01/1995, conforme lei de direitos autorais no Brasil que estabelece que passados 70 anos de sua primeira exibição pública, a obra cinematográfica entra em domínio público no primeiro dia do ano seguinte. Conforme indicado no próprio filme que reproduz matéria publicada em 06/12/1924 no jornal Diário da Noite (PE) elogiando a apresentação, sendo exibido no ano seguinte em abril e maio no Rio de Janeiro.


Domínio público é uma condição jurídica na qual uma obra não possui o elemento do direito real ou de propriedade que tem o direito autoral, não havendo, assim, restrição de uso de uma obra por qualquer um que queira utilizá-la.

HEMEROTECA DIGITAL BRASILEIRA

Notícias sobre o filme publicadas nos jornais disponíveis na Biblioteca Nacional.

Seleção de matérias sobre o filme, clique no link, procure na página o título da matéria listado abaixo.

Esta cronologia não contém todo o conteúdo disponibilizado nos jornais. Em caso de necessidade de mais informações, consulte a Hemeroteca Digital Brasileira e boa pesquisa.

DIRETOR

Bezerra Leite

Não foi encontrado informação sistematizada sobre o diretor.

BEZERRA LEITE

FILMOGRAFIA

Playlist do Diretor com os filmes disponibilizados no Youtube.

CINEMA BRASILEIRO EM UM CLIQUE

A Cinemateca Popular Brasileira, organizada pelo Armazém Memória a partir de filmes publicados no Youtube, tem por fonte de pesquisa o Dicionário de Filmes Brasileiros (1908-2002) de Antônio Leão da Silva Neto e os catálogos da ANCINE a partir de 2003. Disponibiliza à consulta filmografias de diretores e diretoras, bem como a cronologia dos filmes nacionais por ano de lançamento nos cinemas ou festivais. As playlists podem ser consultadas por gênero, direção e ano, além das mostras e coletâneas organizadas pelo canal. A difusão e acesso à produção cultural e cinematográfica brasileira é fundamental para o avanço de nossa sociedade nas áreas de educação, cultura e direitos humanos.

No acervo da Cinemateca Popular Brasileira estão reunidos atualmente mais de 40% dos filmes nacionais de longa metragem produzidos nestes mais de 100 anos de cinema brasileiro. Dispersos em centenas de canais de usuários do Youtube, ao menos uma vez por ano atualizamos o catálogo, mediante manutenção de links quebrados e varredura no Youtube, para inclusão de vídeos ainda não catalogados no Canal.

ESCLARECIMENTO SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS

A Cinemateca Popular Brasileira em conformidade com a legislação de direitos autorais, só publica em seu canal do Youtube filmes em domínio público ou autorizados pelos detentores do direito autoral, deste modo, os filmes postados em outros canais, que não estejam nesta condição, não são de nossa responsabilidade. 

A relação do portal com os filmes postados por terceiros que aparecem em nossos catálogos e que não estão em domínio público, é estabelecida através de links entre nossas playlist e a página do filme postado em canal de terceiros, cujos responsáveis não possuem nenhum vínculo com o trabalho que realizamos. 

Estes filmes  aparecem em nosso portal e canal do Youtube, enquanto o link de acesso estiver disponível no canal de origem. Caso o link esteja quebrado, o filme não aparecerá em nossas páginas. Só reaparecerá, a medida que outros usuários do Youtube disponibilizem o filme em seus canais e os links sejam trocados durante as manutenções periódicas.

Para mais informações e dados estatísticos consulte nossa política do acervo.

DADOS ESTATÍSTICOS DO PROGRAMA

Filmes reunidos em nosso acervo, através do monitoramento da circulação do cinema brasileiro no Youtube.

ACERVO DE FILMES RECOLHIDOS

Catálogo Geral

Braza Dormida (Humberto Mauro 1928) – Drama

O jovem Luís Soares é mandado para o Rio de Janeiro pelo pai industrial, para estudar. Na cidade grande, Luís gasta toda a mesada e abandona os estudos. Consegue emprego como gerente de uma usina no interior e se apaixona pela filha do proprietário. Enciumado, o ex-gerente escreve cartas anônimas ao dono da usina revelando o namoro de sua filha com Luís. Não querendo o casamento, o pai afasta a filha da usina, mas, durante uma festa, os dois se apaixonam de novo. Enquanto acontece a festa, o ex-gerente joga uma bomba na usina e, quando Luís retorna, entram em luta corporal, caindo o ex-gerente num bujão de melado fervente, onde morre. Percebendo a integridade e as boas intenções do rapaz, o proprietário finalmente permite o casamento dos dois.

Canção da Primavera (Igino Bonfioli 1923) – Aventura

Quando da morte de seu pai, Luiz Roldão jurou unir pelo casamento a família de Bento (melhor amigo de seu pai) e a sua. A família de Luiz Roldão, um fazendeiro severo mas bom, a mulher Brites (sempre às voltas com os criados), a filha Lili, o filho Jorge, a afilhada Lina (neta do velho Luiz), a irmã Salustiana. Para satisfazer a promessa feita, Jorge está, contra a vontade, noivo de Rosita, filha do compadre Bento. Salustiana namora com o barbeiro Juca, o que provoca a ira de Roldão. Rosita não ama o noivo, orientada pelo padre Belisário, resolve partir da cidade. Mas, após muitas reviravoltas, tudo se resolve, com o casamento de Jorge e Lina.

No Paiz das Amazonas (Joaquim Gonçalves de Araújo e Silvino Santos 1922) – Documentário

Documentário sobre a Amazônia produzido para exibição na exposição comemorativa do Centenário da Independência. O filme mostra a cidade de Manaus, os grandes lagos amazônicos, a pesca do peixe-boi e do pirarucu, os seringueiros e o preparo do látex, os índios, a vida rústica do nosso sertanejo, a estrada Madeira-Mamoré, o preparo do guaraná. O regresso da expedição a Manaus, numa frágil embarcação a vapor, por sobre cachoeiras perigosíssimas.

CINEMA BRASILEIRO

NUM CLIQUE

 

PATROCÍNIO

ACERVO DE FILMES RECOLHIDOS

Localidades em que os filmes foram rodados

Rede de Acesso Local (em estudo)

METRAGENS

Longa   Média   Curta

FONTES

 Dicionário de Filmes Brasileiros - Antonio Leão da Silva Neto (1908-2002)

Dicionário de Filmes Brasileiros (1908-2002)

Catálogos (2002-Hoje)

CINECLUBE

Projeto em estudo.

Criação de um servidor de filmes nacionais.