CINEMATECA POPULAR BRASILEIRA
Filmografias & Cronologias
NO PAÍS DAS AMAZONAS, 1922, Manaus, AM.
SOBRE O FILME
SINOPSE: Documentário sobre a Amazônia produzido para exibição na exposição comemorativa do Centenário da Independência. O filme mostra a cidade de Manaus, os grandes lagos amazônicos, a pesca do peixe-boi e do pirarucu, os seringueiros e o preparo do látex, os índios, a vida rústica do nosso sertanejo, a estrada Madeira-Mamoré, o preparo do guaraná. O regresso da expedição a Manaus, numa frágil embarcação a vapor, por sobre cachoeiras perigosíssimas.
FICHA TÉCNICA: prd: Joaquim Gonçalves de Araújo; dir e mtg: Silvino Santos e Agesilau de Araújo; fot e fcn: Silvino Santos; let: Agesilau de Araújo e Dr. Alfredo da Matta; loc: Manaus, Rio Madeira, Rio Purus, Ayapoá, Maués (AM); Porto Velho, Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e Rio Branco (RO); cpr e dis: J.G. Araújo Produções Cinematográficas; p&b, 35mm, 72 min, gen: documentário.
COMENTÁRIOS: Único filme premiado com a medalha de ouro na Exposição do Centenário; em Maceió foi exibido com o título Terra das Amazonas; a vida do pioneiro cineasta Silvino Santos (1886-1970) foi retratada no filme O cineasta da selva, 1997, de Aurélio Michiles, onde cenas deste raro filme podem ser vistas.
PRÊMIOS: Medalha de Ouro na Exposição do Centenário da Independência, RJ, 1923. (fop: d-20)
FONTE: DICIONÁRIO DE FILMES BRASILEIROS – Antônio Leão da Silva Neto
SITUAÇÃO DO FILME: EM DOMÍNIO PÚBLICO
O filme No Paiz das Amazonas entrou em domínio publico em 01/01/1993, conforme lei de direitos autorais no Brasil que estabelece que passados 70 anos de sua primeira exibição pública, a obra cinematográfica entra em domínio público no primeiro dia do ano seguinte. Conforme recorte abaixo o filme teve seu lançamento registrado em anúncio de exibição publicado em 05/12/1922 no Jornal do Commercio (AM).
Domínio público é uma condição jurídica na qual uma obra não possui o elemento do direito real ou de propriedade que tem o direito autoral, não havendo, assim, restrição de uso de uma obra por qualquer um que queira utilizá-la.
HEMEROTECA DIGITAL BRASILEIRA
Notícias sobre o filme publicadas nos jornais disponíveis na Biblioteca Nacional.
Seleção de matérias sobre o filme, clique no link, procure na página o título da matéria listado abaixo.
- 26/12/1922 – A Noite (RJ): Um “film” sobre a riqueza amazonense
- 14/04/1923 – Fon Fon (RJ): Notas Locaes
- 30/04/1923 – Jornal do Commercio (AM): No Paiz das Amazonas – A mais bella mulher do Brasil
- 22/06/1923 – A Noite (RJ): Crescem os Attractivos do Cinema no Pavilhão Americano
- 31/07/1923 – A Gazeta (SP): Telas e Palcos
- 05/08/1923 – Correio Paulistano (SP): No paiz das Amazonas – Uma película interessante de de grande valor
- 06/11/1925 – O Estado do Paraná (PR): Curitybanas
- 02/06/1926 – Correio da Manhã (RJ): Hoje no Cine Palais No Paiz das Amazonas – Chronica Theatral
- 20/06/1926 – Alto Madeira (RO): No Paiz das Amazonas
- 28/11/1926 – Jornal do Brasil (RJ): Alvitre de Projeção – No Paiz das Amazonas
- 01/04/1933 – Jornal do Brasil (RJ): Uma visão do maior estado do Brasil
- 02/04/1933 – Supplemento D’a Batalha: Da patria das Amazonas à grandeza dos dias actuaes “O paiz das Amazinas”, hymno de gloria ao grande estado nortista
- 03/11/1933 – O Paiz (RJ): Notícias da ABI (ver os dois últimos parágrafos)
- 06/12/1935 – Correio de S. Paulo (SP): As relações commerciaes entre São Paulo e o Amazonas
- 03/09/1936 – Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas: Lei nº 12 autoriza aquisição de cópia do filme
- 18/03/1950 – Jornal do Commercio (AM): Passam os turistas suas últimas horas em Manaus
- 07/05/1967 – Jornal do Commercio (AM): J. G. Araujo por Agnello Bittencourt
- 23/08/1970 – Jornal do Commercio (AM): Palavras por Pablo Cid – Amazonas & Eldorado
- 25/10/1970 – Jornal do Commercio (AM): Historia do Cinema Brasileiro (sem quadrinhos) começou com Silvino Santos em Manaus
- 13/05/1972 – Jornal do Commercio (AM): Mais Uma por Ana Maria
- 12/11/1981 – Jornal do Commercio (AM): Mostra sobre Silvino Santos começa dia 27
- 28/06/1985 – Jornal do Comércio (AM): Flashs e clics na exposição Silvino Santos
- 26/10/1986 – Jornal do Comércio (AM): Uma figura especial
- 06/12/1986 – Jornal do Comércio (AM): Biblioteca expõe fotos de Silvino
- 15/01/1989 – O Liberal (PA): Obra resgata a memória do cinema amazonense
- 11/11/1993 – Jornal do Brasil (RJ): Brasília divulga lista de filmes (No paiz das amazonas fez a abertura do festival)
- 08/11/1997 – Jornal do Commercio (RJ): O mito da selva amazônica
- 05/12/1997 – Tribuna da Imprensa (RJ): O homem com a câmera no país das amazonas
- 04/09/2000 – Jornal do Commercio (AM): A descoberto do Amazonas nas lentes de Silvino Santos
- 30/11/2004 – Jornal do Brasil (RJ): Cinema na Floresta
Esta cronologia não contém todo o conteúdo disponibilizado nos jornais. Em caso de necessidade de mais informações, consulte a Hemeroteca Digital Brasileira e boa pesquisa.
DIRETOR
Silvino Simões dos Santos Silva, em arte mais conhecido como Silvino Santos, foi um cineasta, diretor de fotografia e produtor de cinema nascido em Sernache do Bonjardim, em Beira Baixa, Portugal, no dia 29 de novembro de 1886.
O pai era um comerciante bem-sucedido, mas o jovem Silvino interessava-se mesmo por reportagens sobre o Rio Amazonas que lia. Com uma família amiga, o português de 13 anos, Silvino Santoscruza o Atlântico e chega ao Brasil em 1899, na passagem do século, em busca daquela Amazônia fantástica imaginada pelos europeus, para morar em Belém (PA). Ele viveria a sua aventura amazônica contracenando com as grandes personalidades daquele período do fausto da borracha, testemunhando acontecimentos marcantes como a chegada do cinema à Amazônia, a Revolução Tenentista e a criação da Comuna de Manaus. Mais que presenciar os momentos históricos, Silvino fotografou e filmou essa Amazônia que não existe mais.
Para ler a biografia completa acesse o site História do Cinema Brasileiro.
FILMOGRAFIA
Playlist do Diretor com os filmes disponibilizados no Youtube.




Documentário sobre Silvino Santos

CINEMA BRASILEIRO EM UM CLIQUE
A Cinemateca Popular Brasileira, organizada pelo Armazém Memória a partir de filmes publicados no Youtube, tem por fonte de pesquisa o Dicionário de Filmes Brasileiros (1908-2002) de Antônio Leão da Silva Neto e os catálogos da ANCINE a partir de 2003. Disponibiliza à consulta filmografias de diretores e diretoras, bem como a cronologia dos filmes nacionais por ano de lançamento nos cinemas ou festivais. As playlists podem ser consultadas por gênero, direção e ano, além das mostras e coletâneas organizadas pelo canal. A difusão e acesso à produção cultural e cinematográfica brasileira é fundamental para o avanço de nossa sociedade nas áreas de educação, cultura e direitos humanos.
No acervo da Cinemateca Popular Brasileira estão reunidos atualmente mais de 40% dos filmes nacionais de longa metragem produzidos nestes mais de 100 anos de cinema brasileiro. Dispersos em centenas de canais de usuários do Youtube, ao menos uma vez por ano atualizamos o catálogo, mediante manutenção de links quebrados e varredura no Youtube, para inclusão de vídeos ainda não catalogados no Canal.
ESCLARECIMENTO SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS
A Cinemateca Popular Brasileira em conformidade com a legislação de direitos autorais, só publica em seu canal do Youtube filmes em domínio público ou autorizados pelos detentores do direito autoral, deste modo, os filmes postados em outros canais, que não estejam nesta condição, não são de nossa responsabilidade.
A relação do portal com os filmes postados por terceiros que aparecem em nossos catálogos e que não estão em domínio público, é estabelecida através de links entre nossas playlist e a página do filme postado em canal de terceiros, cujos responsáveis não possuem nenhum vínculo com o trabalho que realizamos.
Estes filmes aparecem em nosso portal e canal do Youtube, enquanto o link de acesso estiver disponível no canal de origem. Caso o link esteja quebrado, o filme não aparecerá em nossas páginas. Só reaparecerá, a medida que outros usuários do Youtube disponibilizem o filme em seus canais e os links sejam trocados durante as manutenções periódicas.
Para mais informações e dados estatísticos consulte nossa política do acervo.
DADOS ESTATÍSTICOS DO PROGRAMA
Filmes reunidos em nosso acervo, através do monitoramento da circulação do cinema brasileiro no Youtube.
ACERVO DE FILMES RECOLHIDOS
Catálogo Geral
A Menina Índigo (Wagner de Assis 2017) – Drama
Maridinho de Luxo (Luiz de Barros 1938) – Comédia
Samba na Vida (Luiz de Barros 1937) – Comédia
CINEMATECA POPULAR BRASILEIRA Filmografias & Cronologias SAMBA DA VIDA, 1937, Rio de Janeiro, RJ. SOBRE O FILME Veja a coleção de Fotos disponíveis na Cinemateca Brasileira SINOPSE: Palacete...
Braza Dormida (Humberto Mauro 1928) – Drama
Aitaré da Praia (Gentil Roiz – 1925) – Aventura
CINEMATECA POPULAR BRASILEIRA Filmografias & Cronologias AITARÉ DA PRAIA, 1925, Recife, PE. A Cinemateca Popular Brasileira disponibiliza no portal filmes em domínio público ou autorizados pelos...
Veneza Americana (Bezerra Leite 1924) – Drama
Canção da Primavera (Igino Bonfioli 1923) – Aventura
A Sociedade Anônima Fábrica Votorantim (Armando Pamplona 1922) – Documentário
CINEMATECA POPULAR BRASILEIRA Filmografias & Cronologias A SOCIEDADE ANONYMA FABRICA VOTORANTIM, 1922, Votorantim, SP. A Cinemateca Popular Brasileira disponibiliza no portal filmes em domínio...
Exemplo Regenerador (José Medina 1919) – Comédia
CINEMATECA POPULAR BRASILEIRA Filmografias & Cronologias EXEMPLO REGENERADOR, 1919, São Paulo, SP. A Cinemateca Popular Brasileira disponibiliza no...